top of page

A fusão entre a empresa portuguesa de telecomunicações com a brasileira OI aconteceu ontem, quarta-feira. As duas empresas esperam a aprovação de todos os acionistas para que no primeiro semestre de 2014 a fusão seja concluída.

 

Foi num comunicado de imprensa que a Portugal Telecom anunciou a sua possível união à Oi. Esta fusão, segundo o comunicado da PT, tem como objetivo fazer com que exista “apenas um operador de telecomunicações líder, cobrindo uma área geográfica com cerca de 260 milhões de habitantes e cerca de 100 milhões de clientes.”.

Zeinal Bava que foi CEO da Portugal Telecom entre 2008 e 2013 e atual CEO da PT e da Oi irá liderar esta união (CorpCo) que, ao que tudo indica, será concretizada no primeiro semestre de 2014. Os dois maiores acionistas da empresa portuguesa, BES e Ongoing já deram o seu apoio à transação. No entanto para que seja concluída espera-se que todos os acionistas da PT e da Oi concordem com a fusão.

 

Junção de Experiência e Cobertura única

 

Segundo o comunicado da PT, a fusão “é uma consequência natural da aliança industrial entre a Portugal Telecom e a Oi, estabelecida em 2010” e que a CorpCo tem como objetivo agregar a experiência da empresa portuguesa no mercado das telecomunicações em Portugal com a cobertura única da Oi no Brasil.

Estima-se que a união da PT e da Oi gerem sinergias no valor atual líquido de 1,8 milhões de Euros. No que diz respeito aos interesses das duas empresas a Oi pretende adquirir 2,7 milhões de euros e a PT, segundo o seu comunicado oficial, “irá subscrever um aumento de capital em bens no montante aproximado de 2,0 mil milhões de euros.

 

 

Eduarda Alves

 

 

Portugal Telecom une-se à Oi

bottom of page